domingo, 12 de setembro de 2010

Carga de Pressão

Foi visto pelo teorema de Stevin que altura e pressão mantêm uma relação constante para um mesmo fluido, então é possível expressar a pressão num certo fluido em unidade de comprimento:
h=p/y --> h.y=p

Essa altura h, que, multiplicada pelo peso específico do fluido, reproduz a pressão num certo ponto do mesmo, será chamada "carga da pressão". Esta relação funciona tanto para recipientes como para tubulações.

Tem-se, por exemplo, um tubo por onde escoa um fluido de peso específico y e à pressão p. Supondo o diâmetro do tubo pequeno, a pressão do fluido em todos os pontos da seção transversal será aproximadamente a mesma. Como porém, há uma pequena diferença, adote-se como referência os pontos do eixo no tubo. Note-se que nesse caso existe uma pressão p, mas não há nenhuma altura h. abrindo um orifício no conduto, verifica-se que, se a pressão interna for maior que a externa, um jato de líquido será lançado para cima.

Se o jato for canalizado por meio de um tudo de vidro, verifica-se que o líquido sobe até alcançar uma altura h. Essa coluna de líquido deverá, para obter o repouso, equilibrar exatamente a pressão p do conduto. Então temos:

y fluido . h coluna = p conduto

Nota-se então que o h da coluna é exatamente a carga de pressão de p. Logo, pode-se falar em carga de pressão independentemente da existência da profundidade h. Podemos dizer então que a carga de pressão é a altura à qual pode ser elevada uma coluna de fluido por uma pressão p.



O vídeo abaixo demonstra a variação da pressão, devido a diferentes alturas.

Vídeo 1.




Video 1

Um comentário: