domingo, 5 de setembro de 2010

Alguns conceitos básicos

Definição de Fluido: fluido é uma substância que não tem uma forma própria, assuma o formato do recipiente; ex.: líquidos e gases.
Sólido ≠ Fluido: os sólidos se deformam limitadamente sob a ação de uma força tangencial, enquanto os fluidos se deformam de maneira continua, sem alcançar uma nova posição de equilíbrio estático.
Princípio da aderência: os pontos de um fluido, em contato com uma superfície sólida, aderem aos pontos dela, com os quais estão em contato. Quando temos duas placas sólidas - uma fixa e outra em movimento - e um fluido entre elas, as moléculas do fluido que estão em contato com a placa fixa, estão com velocidade zero e as moléculas que estão em contato com a placa móvel estão a mesma velocidade da placa.
Força Normal: força vetorial aplicada perpendicular ao plano.
Força Tangencial: força vetorial aplicada tangencial ao plano, ou seja, sobre o plano (ângulo zero).
Tensão de cisalhamento: é o quociente entre o módulo da componente tangencial da força e a área sobre a qual está aplicada.

Viscosidade absoluta ou dinâmica: a lei de Newton da viscosidade impõe uma proporcionalidade entre a tensão de cisalhamento e o gradiente de velocidade. Existe um coeficiente de proporcionalidade, indicado por μ e denomina-se viscosidade dinâmica ou absoluta, este é uma propriedade de cada fluido e de suas condições como temperatura e pressão por exemplo.

Peso específico: é o peso do fluido por unidade de volume.

Peso específico relativo para líquidos: é a relação entre o peso específico do líquido e o peso específico da água em condições normais.
Viscosidade cinemática (ν): é o quociente entre a viscosidade dinâmica e a massa específica.


Nenhum comentário:

Postar um comentário