sexta-feira, 17 de setembro de 2010

MANÔMETRO METÁLICO


As pressões ou depressões geralmente são medidas com o uso de um manômetro metálico, que recebe esse nome devido ao fato de que a pressão é medida pela deformação de um tubo metálico existente no manômetro. Esse tubo também é chamado tubo de Bourdon.

O funcionamento é o seguinte: quando o manômetro é ligado pela tomada de pressão, o tubo fica internamente submetido por uma pressão e é deformado; assim sua extremidade se desloca, e como ela está ligada ao ponteiro por um sistema de alavancas, relaciona a sua deformação com a pressão do reservatório.



A imagem 1 representa um manômetro de Bourdon.















Figura 1: Manômetro de Bourdon.


Os manômetros utilizam a pressão atmosférica como uma referência, medindo a diferença entre esta e a pressão do sistema. Assim, tais pressões medidas chamam-se de pressões manométricas.

A pressão manométrica de um sistema pode ser positiva ou negativa, dependendo de estar acima ou abaixo da pressão atmosférica. Se o manômetro medir uma pressão negativa, ele será chamado de manômetro de vácuo.

A figura 2 apresenta um manômetro muito comum, que é utilizado nos postos de gasolina para fazer a calibração dos pneus. A unidade de medida psi (libra por polega ao quadrado) corresponde a aproximadamente 0,07 atm. Assim, a pressão lida no mostrador , 26 psi, é igual a aproximadamente 1,8 atm.




















Figura 2: Manômetro utilizado em postos de gasolina.




Este pequeno vídeo mostra como um manômetro destes funciona na prática, sendo usado para encher pneus de bicicletas!







Há casos em que a parte interna do tubo metálico está sujeita a uma pressão, enquanto que a externa está sujeita a outra pressão. Dessa forma, o manômetro irá indicar a diferença entre essas duas pressões. Ou seja:


Pmanômetro = Ptomada de pressão – Pexterna


Na figura 3, a pressão medida no manômetro vai ser:


Pmanômetro = P1 – P2

















Figura 3: Manômetro que indica a diferença entre as presões interna e externa .




Fontes: BRUNETTI, Franco. Mecânica dos Fluidos. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2005.
Livro de Física: 2ª série, livro 1. Colégio João Paulo I. Porto Alegre: 2004.
Site: . Acesso em 17 set. 2010.






Nenhum comentário:

Postar um comentário